O papel do estado na sociedade
O PAPEL DO ESTADO NA SOCIEDADE
UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora
Ubá – 2013
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 3
2. O ESTADO CAPITALISTA 3
3. O ESTADO SOCIALISTA 4
4.CONCLUSÃO 5
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6
1. INTRODUÇÃO
O papel do Estado é essencial e este deve atuar em conjunto com as demais instituições públicas e/ou privadas, com o objetivo de construir uma sociedade mais justa, imparcial e igualitária.
Ao longo dos anos, o Estado vem passando por diversas mudanças. Assim, o papel do Estado na sociedade, a partir da década de 1970, também sofreu várias transformações. Portanto, ao longo do tempo, o Estado passou a ter o papel de regular e coordenar, com autoridade, o mercado e as ações sociais de todos os tipos.
Deste modo, este ensaio teórico tem como objetivo explanar sobre o papel do Estado na sociedade no decorrer dos anos 1970 até os dias atuais. Este estudo foi elaborado a partir de levantamento bibliográfico constante na Apostila “Estado, Governo e Mercado” e outras fontes.
2. O ESTADO CAPITALISTA
Na década de 1970, houve um momento de estagnação nas economias capitalistas em todo o mundo, entrando em um período de estagflação (estagnação econômica acompanhada de inflação) após um grande período de expansão econômico e aumento do bem-estar. Foi nesse momento que o liberalismo ressurgiu, porém com um “termo” reformulado: neoliberalismo que propunha a diminuição do nível de intervenção do Estado em praticamente todas as esferas da vida social.
Nas sociedades capitalistas, até a década de 1980, o Estado detinha extraordinária relevância nos processos de reprodução social e na regulação dos mercados de trabalho, na política financeira e monetária, nas relações laborais, na política de rendimentos e