Matriz de Atividade Individual - Formação de Cartéis
Módulo: 2
Atividade:
Título:
Aluno:
Disciplina: Introdução à Economia
Turma: 90
Introdução
Desde a implantação do plano real e da abertura para privatização de empresas anteriormente estatais, o Brasil passa por mudanças econômicas e se torna um país muito competitivo devido a entrada de mercados concorrentes devido a entrada de investidores estrangeiros que visualizaram no país, uma grande potência mercadológica.
A partir de então, o mercado se tornou mais voraz em busca de consumidores, surgindo com isso a formação de cartéis que desestabilizam a lei da oferta e da demanda, controlando preços e prejudicando a economia do país.
Setores com maior incidência de cartéis
Entre os setores que mais ocorrem a formação de cartéis estão o transporte coletivo, empresas de viação, setores agrícolas e empresas de combustíveis. Apesar de uma prática ilegal, frequentemente aparecem escândalos envolvendo a prática de cartéis por empresas. Em maio de 2013, a empresa Siemens foi acusada de envolvimento com o Partido Político PSDB através de licitações públicas manipuladas que coordenavam a venda e manutenção das linhas de metrô e trens metropolitanos na cidade de São Paulo.
Consequências dos cartéis para a economia brasileira
Os carteis influenciam na economia através do controle sobre os preços, impedindo a livre concorrência de mercado e a entrada e inovação de novos produtos, prejudicando efetivamente o consumidor e prejudica a economia, criando um atraso no desenvolvimento do Brasil frente aos outros países.
Ações que devem ser adotadas em caso de cartéis
Devido aos problemas causados pela formação de cartéis, órgãos foram criados para investigar possíveis formações a fim de impedir e punir ações que monopolizem de determinado setor, como exemplo o CADE, Conselho Administrativo de Defesa Econômica, através desse órgão, denúncias são realizadas delatando possíveis formações. Através da