Matriz Atividade Individual Int Eco Pos Adm M2
Módulo: 2
Atividade: Individual- cartéis
Título: Formação de cartéis no Brasil e suas consequências
Aluno:
Disciplina: Introdução à Economia
Turma:
Introdução
Os cartéis consistem em acordos entre grupos de firmas que buscam agir conjuntamente são, portanto um entrave à concorrência. Altamente perniciosos à economia, seus membros buscam agir como se formassem um monopólio (elevando seus preços e reduzindo a sua produção) causando assim danos aos consumidores, que são obrigados a pagar um preço mais elevado que o de mercado. Esta atividade consiste em infração à ordem econômica e por isso deve ser combatida por instituições tais como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), que visa defender a concorrência no Brasil. Neste trabalho analisaremos a formação de cartéis no Brasil e suas consequências à luz dos exemplos dos cartéis de combustíveis identificados no país.
Principais características do cartel
O cartel se dá em mercados de concorrência imperfeita, onde são encontradas dois tipos de indústrias: o oligopólio e a concorrência monopolista. Ocorrem através de acordos entre as firmas que tem por objetivo elevar seus preços e maximizar seus lucros. “A existência de cartéis, portanto, fere mortalmente o mercado.”¹ Os cartéis causam danos aos consumidores que pagam preços mais elevados pelos produtos adquiridos. Os cartéis agridem a eficiência econômica, pois impedem o equilíbrio de mercado através da concorrência e da disputa entre seus preços. Além dos fatores acima abordados, os cartéis protegem seus membros das pressões de mercado o que faz com que eles não se sintam incentivados a inovar e a desenvolver estratégias de controle de custos.
No Brasil podemos apontar como setores com maior incidência de cartéis os postos de combustíveis, empresas farmacêuticas e indústrias de aço. Sendo que os cartéis de postos de combustíveis, possuem o maior número de