Matriz Atividade Individual Int Eco Pos Adm M2 Nova
Módulo: 2
Atividade: 2.10
Título: Atividade individual
Aluno: Daniel Casagrande Borges
Disciplina: Introdução à Economia
Turma: 441
Introdução
Conforme dito em [1] , os cartéis podem ser classificados em três tipos:
1) Cartel Clássico: Coordenação dos concorrentes para maximização conjunta dos lucros, por meio de acordo para aumentar preços, restringir produção ou dividir mercados
2) Cartel contra rivais: Ação para prejudicar rivais ou eliminar concorrentes do mercado
3) Cartel de regras: Coordenação mais sutil e complexa, sem acordo para aumentar preços, restringir produção ou dividir mercados, mas que acabam por manipular o mercado.
No Brasil, temos como principal defensor das políticas antitruste o Conselho Administrativo de Defesa do Econômica (CADE), que tem como objetivo detectar políticas e ações anticompetitivas tomadas as empresas atuantes do páis.
Neste trabalho será apresentado um caso de cartel comprovado pelo CADE, bem como suas características principais, detalhes do descobrimento e sanções aplicadas.
Principais características do cartel
O objeto de estudo deste trabalho é o cartel de velas de ignição para moteres automotivos que foi descoberto no Brasil no ano de 2014 entre as empresas Bosch e NGK.
O CADE suspeitou das atividades das empresas no ramo de velas de ignição e os indícios apontavam que as empresas investigadas, acordavam previamente cotações a serem apresentadas a clientes, volumes de vendas, valores cobrados e aumentos de preços praticados para montadoras de automóveis, concessionárias e oficinas. Além disso, também haveria divisão de quais montadoras seriam atendidas por cada participante do suposto cartel.
A BOSCH acabou confessando o cartel ao CADE em troca de imunidade e confimou que os preços das velas de ignição foram combinados desde 2000 até 2013 e o principal objetivo do cartel teria sido inibir a concorrencia do fornecimento do produto.
Apesar de inicialmente a empresa NGK ter