Atividade 1 Introdu O Economia
Módulo: 2
Atividade: Atividade Individual
Título: ESTRUTURAS DE MERCADO – A FORMAÇÃO DE CARTEL
Disciplina: Introdução à economia
Introdução
Compreender e identificar casos de formação de cartel no Brasil a concorrência esta cada dia maior em todos os mercados, ficando para os gestores o papel de fazer com que sua empresa se destaque em meio a essa briga. Partindo deste princípio, os gestores necessitam estudar o mercado para entender com o ele funcionando e suas dificuldades. Sendo assim, muitas vezes é necessário que algumas empresas se unam para vencer a concorrência, formando um cartel.
No Brasil a formação de cateis vem sendo combatida com maior força desde 1994, ano em que a Lei da Concorrência foi criada no País, a partir de então se iniciou um movimento de conscientização dos órgãos e firmas de todas as indústrias para tentar minimizar e até mesmo erradicar as ações desses grupos.
Principais características do cartel
Cartel é um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação ou, por meio da ação coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuízo consumidor.
Cartéis normalmente ocorrem em mercados com oligopólios, nos quais existe um pequeno número de firmas, e normalmente envolve produtos homogêneos. Na prática o cartel opera como um monopólio, como se um conjunto de empresas passam a atua como um grupo.
Para se identificar um cartel, podem-se analisar alguns itens como:
Concentração do mercado;
Barreiras à entrada e à saída do mercado;
Propriedade cruzada e outras ligações entre empresas;
Regularidade e frequência dos pedidos;
Baixa sensibilidade da demanda em relação a alterações no preço;
Homogeneidade do produto e dos processos de produção;
Estabilidade da demanda;
Comunicabilidade entre as empresas concorrentes;
Importância do