matriz bcg
A matriz BCG foi criada pelo Boston Consulting Group (um grupo de consultoria da cidade de Boston, nos EUA), e organiza os negócios de uma organização em forma de matriz, com os vetores participação no mercado e taxa de crescimento da empresa. O primeiro define a participação em relação à concorrência e o segundo está relacionado com o crescimento da indústria como um todo (Daft, 2005). As combinações entre alta ou baixa taxa de crescimento com alta ou baixa participação no mercado formam quatro quadrantes que classificam o portfólio, conforme a figura 7. (Porter, 1986).
Entretanto, analisando-se a matriz BCG, a preocupação é manter o portfólio da empresa com o caixa equilibrado, fazendo com que as vacas leiteiras garantam o desenvolvimento de outras atividades, estimulem o desenvolvimento das estrelas, faça uma análise seletiva dos “em questionamento” e abandone os abacaxis que não se tornarem estrelas (Porter, 1986).
Matriz BCG
No ranking dos temas que instigam o ser humano, a estratégia há milênios ocupa um espaço cativo, seja pelas técnicas de caça ou pela ampliação do público-alvo de um produto tecnológico. Empresas de inúmeros setores estão chegando à conclusão de que a atenção sistemática à estratégia é uma atividade muito benéfica. Elas buscam no planejamento estratégico medidas proativas comprovadas que uma empresa poderá tomar para enfrentar ameaças e aproveitar as oportunidades encontradas na sua conjuntura.
A classe média cujo consumo de acordo com SEBRAE (2010) é aspiracional, ou seja, ela busca obter um bom valor pelo seu dinheiro, sendo orientados pelos valores do que percebe como melhoria de