Matriz BCG
“O Boston Consulting Group (BCG), líder em consultoria de gestão , desenvolveu e popularizou a matriz de crescimento/participação matriz (BCG). É dividida em quatro células iguais, cada uma indicando um tipo diferente de negócio:
A - Pontos de interrogação: são negócios que operam em mercados de alto crescimento, mas que tem baixas participações relativas. A maioria dos negócios inicia como ponto de interrogação quando a empresa tenta entrar em um mercado de alto crescimento em que já existe um líder. Um ponto de interrogação exige muito investimento, porque a empresa tem que gastar dinheiro em fábricas, equipamentos e pessoal para acompanhar o mercado de alto crescimento e porque deseja assumir a posição de líder. O termo “ponto de interrogação”é adequado porque a empresa tem que analisar seriamente se continuará a colocar dinheiro no negócio. Deverá tambem, controlar o número de pontos de interrogação que possui, pois os gastos são altos no plano de investimento.
B - Estrelas: se o negócio do tipo ponto de interrogação for bem-sucedido, ele se torna uma “estrela”. Uma estrela é líder em um mercado de alto crescimento. Mas não produz, necessariamente, um fluxo de caixa positivo. A empresa deve gastar recusrsos substanciais para acompanhar a alta taxa de crescimento e repelir os ataques dos concorrentes. Toda empresa deve ter algumas estrelas; não tendo nenhuma, preocupe-se.
C - Vacas leiteiras: quando a taxa anual de crescimento do mercado cai para abaixo de 10% , a estrela se torna uma vaca leiteira se ainda tiver a mais alta participação relativa naquele mercado. Uma vaca leiteirsa gera muito caixa. A empresa não tem que financiar expansões de capacidade porque a taxa de crescimento de mercado já diminuiu. Como o negócio é líder, desfruta de economias de escala e de maiores margens de lucro. A empresa utiliza seus negócios do tipo vaca leiteira para pagar as contas e apoiar seus outros