comunicação
Prezado(a) aluno(a), você sabe o que é o texto? Existem diversas classificações, como deve ser escrito, quais os elementos que o compõem. Mas já parou para pensar o que é o texto? Se procurarmos a etimologia, a origem da palavra “texto”, encontraremos que ele está relacionado ao ato de tecer, entrelaçar, construir sobrepondo.
O texto faz parte da família das palavras textura, tessitura, tecido. Mas ele é constituído de quê? Será apenas de palavras?
Vamos considerar a definição de que o texto é uma unidade linguística concreta (que se percebe pela visão, audição ou tato), que é utilizada pelos usuários da língua (falante/ouvinte, escritor/leitor), em uma interação comunicativa. É ainda uma unidade de sentido, com uma função comunicativa reconhecível, independente de sua extensão.
Lembra-se do nosso estudo das funções da linguagem? Todo texto é construído com uma intenção e, consequentemente, terá uma função escolhida pelo emissor.
1. Texto verbal, texto não verbal e texto misto
É importante dizer que o texto pode ser uma palavra ou uma frase ou uma imagem, por exemplo. Texto não é apenas aquele conjunto de diversas frases, organizadas em parágrafos em uma folha com muitas linhas. É nessa diversidade de estruturas que diferenciamos o texto verbal e o texto não verbal.
Leia atentamente a matéria disponível no link http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,lewandowski-absolve-cunha-das-quatro-acusacoes,920786,0.htm. O texto que você leu é constituído apenas de linguagem verbal (palavras, pontuações, etc.), como acontece na carta, ou no e-mail, ou ainda em um memorando. Nesse caso ele é chamado de texto verbal.
COTIDIANO
Pernambuco - 27.02.14 - Atualizado às 16h20 16:29:29
Política // mensalão Lewandowski absolve Cunha das quatro acusações
Publicado em 23.08.2012, às 18h50
O ministro revisor do processo do mensalão, Ricardo Lewandowski, descartou a prática de lavagem de dinheiro pelo deputado