Materiasi de construção
Determinação das propriedades do cimento
Professora: Denyse Meirelles
Nomes: José Orlando 10523-2
1 - Introdução
Nesse experimento vamos trabalhar com o cimento, onde teremos que determinar suas propriedades.
O cimento portland é o material mais importante da construção, com vastíssimo campo de aplicação, incluindo desde a construção civil de habitações, estradas e barragens, a diversos tipos de produtos acabados, como telhas de fibrocimento, pré-moldados, caixas d’água e outros.
A sua produção depende principalmente dos produtos minerais calcário, argila e gipso, e da disponibilidade de combustíveis, óleo ou carvão e energia elétrica.
Ele é produzido por meio da uma calcinação de uma mistura contendo de 75 a 80 por cento de carbonato de cálcio e 20 a 23 por cento de argila, submetida a uma temperatura tão elevada que a sílica e alumina de argila possam ligar-se com o cálcio da pedra calcária. Este cimento é mais pesado, mais forte e em geral faz pega mais lentamente que o cimento natural. Divide-se em:
- comum, para construções em geral
- de alta resistência inicial, usado em casos específicos
- de alto-forno, pega mais lenta e resistência maior
2 - Materiais e Métodos
Os métodos e materiais adotados para os experimentos foram feitos respeitando as normas do cimento: MB 3434 - Determinação de tempo de pega do cimento; NBR 6474 - Determinação da massa específica do cimento; MB 3432 - Determinação da finura do cimento; NBR 7251 - Determinação da massa unitária do cimento; 2.1 - Determinação do tempo de pega do cimento
O tempo de pega do cimento é o momento em que a pasta de cimento adquire uma consistência que a torna imprópria para um serviço.
Os materiais utilizados foram 100 gramas de cimento CP III-40-RS, um aparelho de Vicat e uma sonda de Tetmajer. Na primeira parte foi usada a sonda onde nela foi adicionada água ao cimento,