Portas lógicas
Portas lógicas ou circuitos lógicos, são dispositivos que operam um ou mais sinais lógicos de entrada para produzir uma e somente uma saída, dependente da função implementada no circuito. São geralmente usadas em circuitos eletrônicos, e podem apresentar dois sinais presença de sinal, "1" e ausência de sinal "0". As situações "Verdade" e "Falso" são estudadas na Lógica Matemática ou Lógica de Boole; origem do nome destas portas. O comportamento das portas lógicas é conhecido pela tabela verdade que apresenta os estados lógicos das entradas e das saídas.
Tipos:
(f)
(g)
a) Porta NOT ou inversora é uma porta lógica digital que implementa a negação lógica.
b) Porta NAND: A porta NAND é uma porta lógica AND com a saída negada. Pode observar-se que os níveis lógicos da saída X da tabela de verdade NAND é a negação dos níveis lógicos da saída X da tabela verdade AND.
c) Porta NOR: É a porta lógica OR com a saída negada. Pode-se observar que os níveis lógicos da saída X da tabela de verdade NOR é a negação dos níveis lógicos da saída X da tabela verdade NOR.
d) Porta OR: A saída é 1 se uma entrada é 1 ou a outra entrada é 1, mas não ambas. De outro modo o valor da saída X é 1 se as entradas A ou B são diferentes e O são iguais.
e) Porta And: É uma operação lógica em dois operandos que resulta em um valor lógico verdadeiro somente se todo o operado tem um valor verdadeiro. Equivale a uma multiplicação. Supondo que essa porta lógica tem duas entradas e que em uma entrada A está um bit em nível lógico alto e na outra entrada B um bit em nível lógico baixo, assim: A = 1 e B = 0. A saída S será um bit em nível lógico baixo, pois 1 x 0 = 0, logo S = 0.
f) Porta XOR: É uma operação lógica entre dois operandos que resulta em um valor lógico verdadeiro se e somente se exatamente um dos operandos possui valor verdadeiro. Pode ser sintetizado como um detector de diferenças entre dois operandos