Macroeconomia
Contrasta com a Microeconomia que estuda os preços, as quantidades e os mercados individualmente.
O Nascimento da Macroeconomia John Maynard Keynes. Grande depressão
A teoria Macroeconômica teve início com John Maynard Keynes (1883-1946), um génio multifacetado reconhecido nos campos da matemática, da filosofia e da literatura.
A sua grande contribuição foi exposta no seu livro Teoria Geral do Emprego, do Juro e do Dinheiro (1936) onde argumentou que as políticas governamentais - orçamental e monetária - podem influenciar o produto e assim reduzir o desemprego e encurtar as recessões econômicas.
As suas teorias foram aplicadas com sucesso a seguir à grande depressão dos anos 1930 e ainda hoje influenciam economistas e políticos de todo o mundo
O PIB é a quantificação do valor de mercado de todos os bens e serviços finais – pão, cerveja, automóveis, espectáculos, viagens, etc. – produzidos num país no período de um ano.
O PIB nominal é medido com preços correntes de mercado, ou seja, no ano em que o produto foi produzido e comercializado.
O PIB real é calculado com preços constantes – calcula-se o número de automóveis e multiplica-se pelo preço dos automóveis num dado ano base, leva em conta apenas as variações nas quantidades produzidas dos bens.
O PIB potencial representa o nível sustentado máximo de produto que a uma economia pode gerar. Quando o produto cresce acima do produto potencial a inflação dos preços tende a aumentar, enquanto que um produto abaixo do potencial conduz a um desemprego elevado.
De todos os indicadores macroeconômicos, o emprego e o desemprego são dos mais diretamente sentidos pelas pessoas. Em termos macroeconômicos os objetivos são os de emprego elevado que é a contrapartida de desemprego reduzido.
A taxa de desemprego é a percentagem da população