teoria de roma
Tufo é uma pedra calcaria com grandes poros. A fachada é composta com arcada decorada, com coluna dórica jônica e coríntia, de acordo com o pavimento, em que se encontrava.
Os assentos são em mármore e a arquibancada dividia-se em três partes, correspondentes às diferentes classes sociais: o podium, para as classes altas; a maeniana, setor destinado à classe média; e os portici, ou pórticos, construídos em madeira, para a plebe e as mulheres.
Rampas no interior do edifício, facilitava o acesso a varias zonas de onde podia visualizar espetáculos, sempre protegidos por uma barreira, no subterrâneo fica a jaula dos animais, bem como todas as celas e galerias necessárias ao serviço do anfiteatro.
079 99503853
Concepção cultural
Características formias i informais
Materiasi utilizados
Métodos construtivos
O Coliseu foi construído durante o Império Romano, entre os anos 70 e 80 da nossa era, durante os governos dos imperadores Vespasiano e Domiciano.
Localiza-se em Roma (capital da Itália).
Este anfiteatro era utilizado como palco de lutas de gladiadores, espetáculos com feras e até batalhas navais, pois o Coliseu possuía um sistema que transformava a arena num grande lago.
Em sua construção foi usado mármore, ladrilho, tufo e pedra travertina.
Tinha capacidade para receber até noventa mil espectadores.
Foi danificado por um terremoto no começo do século V e restaurado posteriormente. No século XIII, foi usado como fortaleza militar. Entre os séculos XV e XVI foi alvo de saqueadores, que levaram boa parte dos materiais valiosos da construção.
Em 2007, foi eleito como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.
O Coliseu de Roma é um Patrimônio da Humanidade (título conferido pela UNESCO).
É um dos pontos turísticos mais visitados da Itália.