Material Did Tico In Cio Do Curso 1 1
1. Moeda e o Sistema Monetário
O que é moeda? Para que serve? Como poderiam ocorrer transações comerciais sem moeda?
Com a primeira Revolução Agrícola ocorrida com a fixação de grupos humanos em determinados locais (delta do Rio Nilo, Tigres e Eufrates) as primeiras atividades agrícolas organizadas e a domesticação de animais foram naturalmente conduzindo à divisão primitiva do trabalho social. Os sistemas de transações econômicas e a forma de intermediá-las foram evoluindo à medida que as relações sociais foram ficando mais complexas como criação de instrumentos de trabalhos, utensílios, etc.
As primeiras formas de trabalho foram intensificando a divisão do trabalho (guerreiro, agricultor, caçador, pastores, artesãos, e sacerdotes).
De acordo com CARVALHO et al (2007) Moeda – “é um objeto que responde a uma necessidade social decorrente da divisão do trabalho.”
A realização do escambo (troca direta de mercadorias) foi se tornando mais difícil de ser realizada. Com maior número de bens e serviços e mais complexas as relações de trabalho foi se formando a estrutura de interdependência entre pessoas e grupos, então a troca desses bens que cada um produzia precisavam ser realizadas.
O conceito e uso de moeda surge com a função básica de intermediação entre produtos, desde que a mesma tenha medida de valor com aceitação geral. A aceitação de uma moeda com poder de intermediação é essencialmente social (depende do consenso entre pessoas e instituições). Ela se caracteriza, também, pela reserva de valor desde o momento que você a recebe até o momento que é dado em pagamento de outra transação.
A moeda vem evoluindo com o passar do tempo, antigamente era chamada de moeda-mercadoria (sal, boi, produtos agrícolas), passando pela moeda-metálica (cobre, bronze, ferro, prata e ouro ou pedras preciosas), moeda-papel (que correspondia a notas que possuíam lastro em ouro), para chegar ao