Manutencao em circuitos pneumaticos
CIRCUITOS PNEUMÁTICOS
COMO CONSERVAR UM SISTEMA
PNEUMÁTICO?
• Na lista de componentes de um sistema pneumático, existem três importantes elementos que, frequentemente são esquecidos e são de vital importância para o bom funcionamento de um sistema pneumático: os filtros de ar, os reguladores de pressão e os lubrificadores de linha.
Como não realizam nenhuma função dinâmica, tornouse comum pensar que esses elementos possam ser relegados a um segundo plano. Contudo, todo o circuito pneumático deve ser instalado com um filtro, um regulador de pressão e um lubrificador em sua entrada. COMO CONSERVAR UM SISTEMA
PNEUMÁTICO?
• Sem um filtro de ar é quase impossível excluir as impurezas que, com o passar do tempo, danificam internamente as tubulações que ligam o compressor à máquina. Isso porque a condensação que se deposita na superfície interna dos tubos provoca a formação de ferrugem a certos depósitos de impurezas que, com o tempo, se desprendem e atingem o circuito pneumático, provocando avarias graves nas válvulas e nos cilindros do sistema.
COMO CONSERVAR UM SISTEMA
PNEUMÁTICO?
• O regulador de pressão assegura o fornecimento de uma pressão constante ao circuito pneumático, uma vez que o fornecimento de pressão uniforme na alimentação é essencial. Isto não poderia ser obtido sem o regulador, porque as variações de pressão na rede de distribuição são constantes face ao consumo também variável. A pressão na rede também é mais elevada que a requerida pelo sistema para um funcionamento satisfatório e só o regulador permite que se trabalhe com uma pressão pré-determinada.
COMO CONSERVAR UM SISTEMA
PNEUMÁTICO?
• A lubrificação desempenha papel igualmente importante no processo ao se desejar reduzir ao mínimo desgaste, já que os lubrificantes aumentam, sem dúvida, o tempo de vida das vedações e, consequentemente, de todo o equipamento pneumático.
Dessa forma, para a correta instalação de um circuito pneumático, nãose concebe a ausência desses três