Materiais mais utilizados em laboratório industrial
Balança: Utilizada para a medida de massa de sólidos e líquidos não voláteis com grande precisão.
Prensa Hidráulica: destinada a extração do caldo a partir de uma amostra de cana previamente desintegrada, exercendo uma pressão específica de esmagamento constante, regulável num tempo pré-determinado.
Microscópio: aparelho utilizado para visualizar estruturas minúsculas como as células.
Bureta: Serve para dar escoamento a volumes variáveis de líquidos. Não deve ser aquecida. É constituída de tubo de vidro uniformemente calibrado, graduado em
décimos de mililitro. É provida de um dispositivo que permite o fácil controle de escoamento.
Pipeta Graduada: Utilizada para medir pequenos volumes. Mede volumes variáveis. Não pode ser aquecida.
Pipeta Volumétrica: Usada para medir e transferir volume de líquidos. Não pode ser aquecida, pois possui grande precisão de medida.
Béquer: É de uso geral em laboratório. Serve para fazer reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos. Pode ser aquecido sobre a TELA DE AMIANTO.
Balão de Fundo Chato: Utilizado como recipiente para conter líquidos ou soluções, ou mesmo, fazer reações com desprendimento de gases. Pode ser aquecido sobre o TRIPÉ com TELA DE AMIANTO.
Balão de Fundo Redondo: Utilizado principalmente em sistemas de refluxo e evaporação a vácuo, acoplado a ROTAEVAPORADOR.
Balão Volumétrico: Possui volume definido e é utilizado para o preparo de soluções em laboratório.
Bico de Bunsen: É a fonte de aquecimento mais utilizada em laboratório. Mas contemporaneamente tem sido substituído pelas MANTAS E CHAPAS DE AQUECIMENTO.
Sacarímetro de Brix: destinado a medir o teor de açúcar em solução, determinar o percentual da sacarose na água. Possui unidade em °Brix. em sua haste cilíndrica há escala de papel graduada fixada ao vidro. O densímetro possui no fundo do seu corpo chumbo fixado com lacre