Soldagem termofusao
Apresentação: Eduardo Lifante Marcelo Giuli Robson Fernandez Renato Tomé
SOLDAGEM
1
Procedimentos para soldagem por Termofusão
Termofusão
A Soldagem por termofusão é o processamento ideal para montagem de peças plásticas produzidas da mais variadas maneiras, tais como: injeção, sopro, extrusão, etc. Com essas tecnologias a soldagem é fácil, econômica, bastante resistente e hermética. Essa tecnologia tem algumas vantagens sobre as demais (ultra-som, vibração, rádio freqüência) uma vez que com ela é possível a soldagem de todos os materiais termoplásticos, peças de grande dimensões e com formas geométricas complexas a um preço reduzido.Com o auxilio do Termofusor, ferramenta especialmente desenvolvida para esta atividade, o tubo e a conexão são unidos molecularmente a uma temperatura de 260° C, formando um sistema continuo entre tubos e conexões. SOLDAGEM 2
Normas
• DIN 16960 - Soldagem de materiais termoplásticos - princípios. • DVS 2207 - Soldagem para materiais termoplásticos. • DVS 2208 - Maquinas e equipamentos adequados para termofusão.
SOLDAGEM
3
Soldagem pelo Sistema Termofusão.
Equipamentos necessários:
• Termofusor com os • bocais; Corta tubo;
SOLDAGEM
4
Procedimentos para soldagem por Termofusão em PP-R Passo 1
Apoie o Termofusor na bancada e limpe os bocais com um pano embebido em álcool, antes de iniciar a termofusão.
SOLDAGEM
5
Procedimentos para soldagem por Termofusão em PP-R Passo 2
Corte os tubos com a tesoura especial para tubos, de modo a evitar possíveis rebarbas na tubulação. Em caso de não estar de posse dessa ferramenta, os tubos podem ser cortados com arco-serra, tendo-se o cuidado de efetuar o corte perpendicular e eliminar todas as rebarbas.
SOLDAGEM
6
Procedimentos para soldagem por Termofusão em PP-R
Passo 3 Com um pano umedecido em álcool, efetuar a limpeza do tubo e da conexão.
SOLDAGEM
7
Procedimentos para soldagem por