SISTEMAS DE AGUAS QUENTES
CURSO DE arquitetura e urbanismo
SISTEMAS de água quente
DISCENTES: MARCELO RODRIGUES ABDA SOUZA FELIPE SOUSA LEONARDO MAXIMO
PORTO VELHO-RO
SISTEMAS E COMPONENTES DE ÁGUA QUENTE 1. SISTEMAS DE ÁGUA QUENTE 1.1. INTRODUÇÃO
O homem ao longo da história vem procurando se adaptar ao meio ambiente em que vive fazendo uso de muitos matérias e tecnologias desenvolvidas para o seu bem estar. A forma racional de utilização da água por parte das residências, comércio e indústria ainda é uma utopia em todo o mundo por mas que existam leis que regulamentem esse uso.
Nas edificações ao serem planejados os diversos sistemas, o de Água Quente requer um planejamento super detalhado tanto na fase de projeto como na execução do serviço. Os projetos de Água Quente deveram atender os requisitos básicos de qualidade da água, quantidade de água necessária ao uso e principalmente a temperatura final para uso, sempre respeitando o que prevê as Normas Técnicas sobre o tema.
1.2. CLASSIFICAÇÃO DOS SISTEMAS PRÉDIAIS DE ÁGUA QUENTE Os sistemas prediais de água quente são classificados em Sistema Individual, Sistema Central Privado e Sistema Central Coletivo.
1.2.1 SISTEMA INDIVIDUAL/LOCAL
O Sistema Individual consiste na alimentação de um único ponto de utilização, sem a necessidade de uma rede de água quente. A forte energética dos sistemas individuais são o gás combustível e a eletricidade.
Os aquecedores individuais de água quente que usam alimentadores elétricos têm-se uma resistência que é ligada automaticamente pelo próprio fluxo da água.