Pvc e ppr
O policloreto de vinilo, cuja sigla é PVC, consiste num plástico que se de vinilo. É um termoplástico, tenaz e rígido, mas pode tornar-se flexível e elástico mediante adição de plastificantes. Pouco combustível e não tóxico, é resistente a ácidos e bases, mas não a solventes orgânicos.
A polimerização tem lugar geralmente em emulsão, na maioria das vezes com adição de outras substâncias que melhoram as propriedades mecânicas e facilitam a transformação.
Já o sistema em Polipropileno Copolímero Random Tipo 3 (PP-R) é um aperfeiçoamento dos sistemas hidráulicos. Esta tecnologia atende a uma demanda crescente por tubos e conexões para condução de água quente e fria com maior eficiência e sem os problemas comuns que ocorrem com tubulações de outros materiais.
O sistema PP-R permite instalação em tempo reduzido, menor custo de instalação, segurança e resistência a altas pressões e temperaturas de modo constante.
2. Policloreto de Vinila
PVC é a sigla usada para identificar o polímero de adição policloreto de vinila. Ele é obtido pela reação de polimerização de cloretos de vinila (cloroeteno). Assim como ocorre com os outros polímeros de adição, a ligação dupla entre os carbonos é rompida, permitindo então a formação de ligações simples entre as moléculas do cloreto de vinila.
Figura 1: Fórmula do PVC 1
O PVC, o polietileno e o PET são os polímeros mais utilizados no mundo. A sua principal aplicação é em tubos para encanamento de água e esgoto. Esse é o PVC rígido.
Existe também o PVC flexível ou plastificado, são adicionados ao PVC plastificadores, porque suas folhas são quebradiças. Os plastificadores são líquidos que saturam a matriz tridimensional da resina plástica do PVC. É similar ao que ocorre quando uma esponja rígida absorve água e é saturada por ela.
O PVC plastificado é usado em couro sintético, fraldas para bebês, cortinas, toalhas de mesa, cortinas de chuveiros, pisos, pipas, bandejas de