Trabalho
RONALDO A. DE LIMA
PVC, CPVC e PPR
MOGI DAS CRUZES-SP
ABRIL DE 2013
ESCOLA TÉCNICA MOGIANA
RONALDO A. DE LIMA, N°47
PVC, CPVC e PPR
Trabalho de pesquisa apresentado no curso Técnico em Edificações, como exigência parcial para aprovação nas disciplinas de Instalações Hidráulicas.
MOGI DAS CRUZES-SP
ABRIL DE 2013
SUMÁRIO
Introdução pág. 04
PVC pág. 05
CPVC pág. 07
PPR pág. 09
Conclusão pág. 11
Referencias Bibliográficas pág. 12
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho consiste expor a funcionalidade de tubos e conexões, mais especifico o PVC, CPVC e o PPR. As suas principais características; como foram produzidas; o uso mais viável destes produtos; fichas técnicas de cada material; como podemos aproveitá-los da melhor maneira na construção civil e arquitetura.
Podemos observar também com detalhes as suas vantagens e desvantagens para o mercado e para os consumidores destes produtos.
2. PVC
O PVC não é um material como os outros. É o único material plástico que não é 100% originário do petróleo. O PVC contém, em peso, 57% de cloro (derivado do cloreto de sódio - sal de cozinha) e 43% de eteno (derivado do petróleo).
A partir do sal marinho, pelo processo de eletrólise, obtém-se o cloro, soda cáustica e hidrogênio. A eletrólise é a reação química resultante da passagem de uma corrente elétrica por água salgada (salmoura). Assim se dá a obtenção do cloro, que representa 57% da resina de PVC produzida.
As principais características:
- Leve (1,4 g/cm3), o que facilita seu manuseio e aplicação;
- Resistente à ação de fungos, bactérias, insetos e roedores;
- Resistente à maioria dos reagentes químicos;
- Bom