Vidraria
COORDENAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA INDUSTRIAL– CQUI
DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA – MÓDULO II
MANUAL ILUSTRADO: NORMAS GERAIS PARA
USO DE LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA E
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
NA PRÁTICA ANALÍTICA MICROBIOLÓGICA
(5a Edição)
ELABORAÇÃO:
Profª Dulce Lins
Profa Cristina Maria
Profº Eduardo Alécio
Profª Silvana Mendonça
Recife, abril de 2007
PDF created with pdfFactory trial version www.pdffactory.com
Curso Técnico em Química Industrial__Módulo II: Microbiologia Industrial
INSTRUÇÕES GERAIS
Em um laboratório de microbiologia as condições de higiene e limpeza devem ser rigorosas, para evitar possíveis fontes de contaminações, que constituam um risco em potencial para todos os envolvidos no trabalho e manuseio.
NORMAS GERAIS PARA USO DE UM LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA
Desinfecção do laboratório: É de fundamental importância manter uma atenção diária em relação à desinfecção do laboratório de Microbiologia. Esta visa eliminar qualquer interferência externa que possa influir na qualidade dos trabalhos desenvolvidos, assim como proteger o pessoal envolvido de qualquer contaminação ambiental. É muito importante que se determine periodicamente, o índice de contaminação do laboratório.
No início e término de cada trabalho prático, a superfície da bancada deve ser desinfetada. Podem ser usadas soluções de álcool 70% (m/m) ou álcool 70%
(m/m)+Iodo 0,25% (m/v), solução de hipoclorito de sódio, etc.
Em caso de acidentes provocados por respingos, quebras de frascos, tubos e placas que contenham materiais contaminados, deve-se proceder imediatamente à desinfecção.
Todo material contaminado antes de ser lavado, deve passar pelo processo de esterilização, para que toda a sua flora microbiológica seja completamente destruída, evitando-se que o mesmo seja uma fonte de contaminação.
Nunca se deve deixar sobre a bancada de trabalho,