Leitor ccd
O leitor CCD (Charge Coupled Device) é um equipamento quddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddde funciona da seguinte maneira: possui um bocal maior que a largura das etiquetas a serem lidas (normalmente de cerca de 65mm).
Quando o CCD é posicionado em cima da etiqueta, um conjunto de dispositivos emissores de luz (leds) emitem iluminação adequada em todo o código de barras.
Um conjunto de lentes internas, projetam o reflexo dessa iluminação em cima de um circuito integrado semelhante ao que existe dentro das câmaras de vídeo que é composto de um número grande de células foto elétricas que são capazes de "identificar" a imagem obtida.
Um circuito elétrico adicional converte essa imagem obtida nos sinais elétricos necessários para serem transferidos ao descodificador.
Todo esse funcionamento faz do leitor CCD um dispositivo altamente interessante, pois não é necessário "passar" o leitor sobre a etiqueta como ocorre na caneta ou no slot reader. Aqui, basta encostar o leitor na etiqueta que o código já é lido.
Existem CCD's sem gatilho (onde basta encostar na etiqueta e o código já é lido) e com gatilho (onde é necessário encostar na etiqueta e pressionar o gatilho para a leitura do código). A escolha de um ou outro modelo é de pura conveniência do usuário.
Da mesma forma existem CCD's com e sem descodificadores embutidos e a sua escolha é puramente técnica, ou seja, depende de onde vai se utilizar um CCD.
Nos CCD's sem descodificadores embutidos, a eletrónica interna gera sinais elétricos que simulam a operação de caneta ótica (WAND emulation). Isso é feito para se compatibilizar esse tipo de CCD com qualquer dispositivo descodificador.
Aplicações:
São muitas as aplicações do CCD, além de muito variadas e em diversos setores, tais como: comércio em geral; indústria; bancos; associações; serviços; locadoras; autopeças; farmácias; bancas de jornais; supermercados; etc.
Praticamente todas as