Materiais aplicados
Classificação da madeira usada na construção quanto à sua dureza:
As madeiras usadas na construção devem passar por um processo de seleção para que pequenos defeitos (nós, fendas, ...) não ocorram com grande frequência, nem com grandes dimensões, particularmente nas zonas de maior tensão. A nível de dureza devem ser de média a elevada densidade. Devem ter alta resistência à compressão e à flexão, devem ter grande durabilidade contra fungos nas situações em que a madeira não fica totalmente debaixo do nível freático ou elevada resistência aos xilófagos marinhos quando aplicadas em obras portuários.
Classificação do desenvolvimento do tronco da madeira:
Podem ser Endógenas e Exógenas. As endógenas são árvores de germinação interna, em que o desenvolvimento se processa de dentro para fora (árvores tropicais: palmeiras, bambus,...). As exógenas são árvores de germinação externa em que o desenvolvimento se processa pela adição de novas camadas concêntricas de células, de fora para dentro - anéis de crescimento (coníferas e frondosas).
Cerne, borne, cambio vascular, fleuma secundário e periderme.
Travessa; Almofada; Borracha: Constituintes de uma porta.
As travessas são as estruturas de uma porta, existem a travessa superior e travessa inferior, e no meio da porta (que pode ou não existir), é chamada de travessa do meio.
As borrachas servem de isolamento térmico e acústico.
As almofadas
Betão leve: Tipo de betão aplicado em lajes e coberturas
Betão armado: Tipo de betão onde lhe é aplicado aço para que possa ser usado em lajes
Betonilha: tipo de betão: areia, cimento e gravilha (assenta e regulariza).
Fungiforme: lajes que podem ser maciças (planas) ou aligeiradas (nervuradas). São lajes que apoiam diretamente sobre pilares, ou seja não existem vigas, vencem grandes vãos com sobrecargas elevadas, não existe cofragem de vigas, exigem um cuidado especial na execução e na betonagem, vulgarmente existem vigas periféricas ao