TECNOLOGIA DO MATERIAL APLICADO NA FABRICAÇÃO DA CANELEIRA
CURSO: Engenharia mecânica
Resumo - Há indícios de que as caneleiras surgiram por volta de 1500 a.C.; mas com o avanço da engenharia, novas técnicas foram sendo utilizadas e aperfeiçoadas, tornando este acessório cada vez mais moderno e usual. O Polipropileno (PP) é o material aplicado ao tema deste artigo, com a justificativa de ter o menor custo-benefício, resistência a grandes impactos, além de ser leve e ter fácil maleabilidade. Foi demonstrado o modo de manufatura do produto, com dados descritivos desde a matéria prima, aquecimento, dilatação, injeção termoplástica, módulo de resistência, resfriamento, custo final e preço de mercado. Palavras-chaves: caneleira, Polipropileno, fabricação, vantagens.
Introdução
A caneleira é um equipamento de proteção individual para esportistas. Inspirada em uma peça da armadura dos guerreiros gregos e romanos, em meados de 1500 a.C., para proteção da parte inferior das pernas. As primeiras caneleiras eram feitas de materiais duros e resistentes como cobre, madeira, couro, dentre outros.
Com o aumento da competitividade no esporte, viu-se a necessidade de aumentar a segurança dos atletas e ao mesmo tempo, reduzir o peso dos materiais e equipamentos sem afetar o desempenho dos esportistas. Surgiram então, as caneleiras fabricadas de polímeros, mais conhecidos como plástico.
Na fabricação da caneleira são utilizados dois tipos de polímeros. Na parte externa, onde os maiores esforços são aplicados, utiliza-se um polímero mais resistente. Dentre eles pode-se destacar o Polipropileno (PP), Polietileno (PE) e Poliuretano (PU). Na parte interna, é utilizado outro tipo de polímero, o elastômero, conhecido como borracha, um polímero que apresenta propriedades "elásticas" permitindo grandes deformações antes da ruptura.
O objetivo geral deste trabalho é demonstrar as vantagens de utilização de polímeros na fabricação das caneleiras. Já como objetivo