Materiais rochosos aplicados nas fundações
Luis Paulo Corrêa Miranda
Pablo Barbosa Brito
Rafael Ferreira Silva
Leandro Silva de Figueiredo
Lucas Tripodi Vitta
Materiais rochosos aplicados nas fundações.
Trabalho apresentado à disciplina Geologia, do curso de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Poços de Caldas
2012
Sumário
Introdução4
Desenvolvimento5
Conclusão8
Referências Bibliográficas9
INTRODUÇÃO
Neste trabalho da disciplina Geologia lecionada pelo professor Ronald Savoi de Senna Junior na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Campus Poços de Caldas será abordado quais são os materiais rochosos aplicados na fundação.
A Fundação é o alicerce, o que segura a casa no lugar. Fundação é a obra, geralmente enterrada, que serve para suportar a casa. A fundação pode ser feita de diversos tipos de materiais e dependendo do tipo de terreno encontrado no local das obras, adota-se tipos diferentes de fundações.
Para se escolher a fundação mais adequada, devem-se conhecer os esforços atuantes sobre a edificação, as características do solo e dos elementos estruturais que formam as fundações. Assim, analisa-se a possibilidade de utilizar os vários tipos de fundação, em ordem crescente de complexidade e custos. Fundações bem projetadas correspondem de 3% a 10% do custo total do edifício; porém, se forem mal concebidas e mal projetadas, podem atingir 5 a 10 vezes o custo da fundação mais apropriada para o caso. O custo da fundação aumenta também em casos em que as características de resistência do solo são incompatíveis com os esforços que serão a ele transferidos, pois nestas situações, elementos de fundação mais complexos são exigidos, podendo-se ter, inclusive, a necessidade de troca de solo, com reaterro e compactação.
DESENVOLVIMENTO
Fundações são os elementos estruturais cuja função é transmitir as cargas da estrutura ao terreno onde ela se apoia. Assim, as fundações devem ter resistência adequada para