Inovação nos materiais aplicados no design automotivo
Lucas Vinícius Oliveira Colebrusco Orientadores: Giorgio Giorgi Junior e Robinson Salata Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Palavras-chave: design automotivo, materiais, carros conceito.
A indústria automotiva tem enorme importância nos estudos e inovações de novas tecnologias. Recentemente, os centros de design surpreenderam o mundo com lançamentos de carros conceito feitos com materiais diferenciados como a BMW Gina e o Honda Puyo. Este é um bom motivo para pensarmos nos materiais aplicados no design automotivo, onde novas tecnologias podem possibilitar economia, sustentabilidade, melhorias qualitativas e interação entre homem e matéria. O designer pode e deve dominar o vasto campo da matéria e usá-lo a favor de seus projetos, não destinando esse trabalho apenas para a engenharia, e sim trabalhando em conjunto com ela.
Projeto gráfico: Design: Quo vadis? Diagramação: Beatriz Freindorfer Azevedo, Julho de 2009.
02
inovações nos materiais aplicados em design automotivo
I – Os mAterIAIs “Todos os objetos feitos pelo homem são a personificação do que é ao mesmo tempo pensável e possível.”
(MANZINI, 1986, p.17)
A afirmação de Ezio Manzini serve como ponto de partida para analisarmos a profissão do Designer. É uma mistura de criatividade, referida como o “pensável”, e ciência, o “possível”. Assim, o designer deve ter duas habilidades que muitas vezes parecem difíceis de conviverem: a arte de observar as coisas sob novos pontos de vista, abandonando a segurança do conhecido em busca de melhorias (LÖBACH, 2001) e o conhecimento técnico para tornar isso possível. Manzini prossegue: “Cada objeto feito pelo homem situa-se na intersecção de linhas de desenvolvimento do pensamento (...) com linhas de desenvolvimento tecnológico. (...) Por outro lado, o pensamento não é só a aceitação dos limites conhecidos.” (MANZINI, 1986, p.17) O desenvolvimento do pensamento do homem está cada vez mais acelerado.