Principais Materiais Aplicados a Industria
INTRODUÇÃO
As três principais classificações dos materiais são: Metais, cerâmicas e polimeros. A classificação é feita afim de reunir materiais com propriedades semelhantes no mesmo grupo. È de se esperar que, ao reunir dados fisicos de diversos materiais, que tais dados sejam semelhantes entre aqueles de mesma classe.
De modo geral, metais são mais densos que cerâmicas, que são mais densos que polimeros. Propriedades mecanicas também podem ser definidas em termos destas tres classes.
Metais e ceramicas possuem maior resistencia à compressao/tração que polimeros. Esta caracteristica é quantificada pelo modulo de Young. Quanto maior este parametro, menor o material se distende de modo a não apresentar uma tendencia a serem alongados. Polimeros, por possuirem baixo modulo de young, tendem a ser mais elasticos, há inclusive uma classe denominada elastomeros, que são extremamente elásticos.
Metais são de modo geral muito resistentes à fratura por impacto, alta condutividade eletrica, e térmica, caracteristicas não presentes nas outras classes. As condutividades térmica e elétrica se devem ao carater da ligação mtálica, que provem uma nuvem eletronica ao metal, capaz de conduzir o calor e a eletricidade. Alguns tipos de ceramicas, as ceramicas ionicas por exemplo, podem exibir traços semelhantes.
Os metais apresentam alta dureza, mas são ducteis, o que significa que enquanto oferecem resistencia à uma força que tenta penetrar sua superficie, podem ser moldados em outras geometrias de interesse. As ceramicas partilham da alta dureza mas não são ducteis. Polimeros já são ducteis mas não apresentam dureza.
O conhecimento das caracteristicas de cada classe é particularmente util no estudo dos compósitos, que serão abordados mais afrente nesse trabalho, pois torna possivel prever ualitativamente as carateristicas e propriedades desses materiais.
AÇO
O aço é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbonona qual a percentagem de carbono