isolamento térmico
CONCEITO E APLICAÇÃO
MÁRIO \ THIAGO CASTRO \ FLÁVIO \ TIAGO SILVA
MECÂNICA - 4° MÓDULO
ISOLANTE TÉRMICO
Chama-se isolante térmico um material ou estrutura que dificulte a dissipação de calor, usado na construção e caracterizado por sua alta resistência térmica. Estabelece uma barreira à passagem de calor entre dois meios que naturalmente tenderiam rapidamente a igualarem suas temperaturas.
O melhor isolante térmico é o vácuo, mas devido à grande dificuldade para obtê-lo e mantê-lo em suas condições, é empregado em muito poucas ocasiões, limitadas em escala. Na prática utiliza-se o ar, que graças a sua baixa condutividade térmica e um baixo coeficiente de absorção da radiação, constitui um elemento muito resistente à passagem de calor. Além disso, o ar deve estar seco, sem umidade, o que é difícil de conseguir nas câmaras de ar.
Por estas razões são utilizados como isolantes térmicos materiais porosos ou fibrosos, capazes de imobilizar o ar seco e confiná-lo no interior de células mais ou menos estanques. Há vários tipos de materiais sólidos que podem ser bons isolantes, isso depende da utilidade dada, a temperatura de trabalho, ao local de instalação entre outros. Podemse utilizar como isolantes térmicos: lã de poliéster, produzida a partir de garrafas pet, lã de rocha, fibra de vidro, hidrossilicato de cálcio, manta de fibra cerâmica, perlita expandida, vidro celular, poliestireno expandido, poliestireno extrudado, espuma de poliuretano, aglomerados de cortiça, etc.
Deve-se observar sempre que não existe isolamento térmico perfeito, ou, em outras palavras, todo material ou estrutura constituída por alguma composição de materiais sempre conduz algum calor. A medida que se aumenta a espessura do isolante de qualquer superfície, o regime de perda de calor da superfície diminui, porém, aumenta em contraposição do custo do isolamento.
O aumento da espessura isolante de paredes cilíndricas de pequenos diâmetros nem sempre