END Liquido Penetrante
Ensaios Não Destrutíveis, (END’s), são técnicas utilizadas na inspeção de materiais e equipamentos sem danifica-los, sendo executados nas etapas de fabricação, construção, montagem e manutenção. Estão entre as principais ferramentas do controle da qualidade de materiais e produtos, contribuindo para garantir a qualidade, redução de custos, preservação da vida e do meio ambiente e aumentar a confiabilidade da inspeção, sendo um fator de competitividade para as empresas que os utilizam.
Os END’s incluem métodos capazes de proporcionar informações a respeito do teor de defeitos de um determinado produto, das características tecnológicas de um material, ou ainda, da monitoração da degradação em serviço de componentes, equipamentos e estruturas. São aplicados em diversos setores da indústria, tais como: Setores de petróleo/petroquímico; Químico; Aeronáutico; Aeroespacial; Siderúrgico; Medicina; Naval; Eletromecânico; Papel e celulose; Entre outros.
Para se obter resultados validos e satisfatórios, devem ser observados os seguintes itens para os ensaios:
Pessoal treinado, capacitado e certificado;
Equipamentos calibrados;
Procedimentos de execução dos ensaios dentro das normas e critérios de aceitação.
Utilizam métodos capazes de:
Detectar trincas/defeitos presentes em um determinado produto;
Determinar características mecânicas, físicas, químicas e metalúrgicas de um material;
Monitorar a degradação em serviço de componentes, equipamentos e estruturas.
Além do uso no setor industrial, tem crescido significativamente a aplicação dos END’s para a conservação de obras de arte, assim como na agropecuária – como o controle da camada de gordura de bovinos e suínos – e a própria utilização, largamente difundida na medicina. Comparativamente, podemos afirmar que o “controle da qualidade” que o médico faz de um corpo humano na avaliação da saúde ou da patologia de um paciente, é o mesmo aplicado na indústria, mas para materiais e produtos.
As principais técnicas de