Resumo de Contabilidade
Custos de Fabricação
Materiais- São objetos utilizados na fabricação, podendo ou não entrar na composição do produto.
Mão de obra- Mão de Obra é o esforço do homem aplicado na fabricação dos produtos. Compreende não só os gastos com salários, mas também com os benefícios a que os empregados têm direito como cestas básicas, vale-transporte, refeição e outros. Acrescentam-se ainda à mão de obra, os encargos sociais de obrigação da empresa, como a previdência social parte patronal, FGTS, férias e décimo terceiro salário.
Gastos gerais de fabricação- Correspondem aos demais gastos que estão presentes na fabricação, mas não se enquadram em categorias como “materiais” ou “mão de obra”, como por exemplo, o aluguel, a depreciação dos utensílios e etc.
Custo de fabricação= Materias + Mão de obra+ Gastos gerais
Os materiais podem ser subdivididos em:
Matéria prima- Substância bruta principal e indispensável para a fabricação do produto
Materiais secundários: São os materiais aplicados na fabricação em menores quantidades que a matéria-prima.
Materiais auxiliares- São todos os materiais que embora necessários na fabricação, não entram na composição do produto
Materiais de embalagem- São os materiais destinados a acondicionar ou embalar os produtos antes que deixem a área de produção
Os custos podem ser diretos ou indiretos.
Os elementos cujas quantidades e valores podem ser facilmente identificáveis em relação ao produto fabricado, são considerados custos diretos.
Os custos indiretos não correspondem a gastos realizados especificamente para um produto.
A distribuição que se faz para atribuir valor ao produto dos custos indiretos chama-se rateio, e também pode ser utilizado para custos diretos.
A Contabilidade de Custos abrange o patrimônio das empresas industriais, que é aquela cuja atividade predominante se concentra na transformação de matéria-prima em produtos.
As indústrias se dividem em:
Indústrias de