contabilidade de custos
CONTABILIDADE DE CUSTOS - PROF. RDO CARLOS
I – INTRODUÇÃO
A Contabilidade de Custos, cuja a função inicial era fornecer elementos para avaliação dos estoques e apuração do resultado, passou, nas últimas décadas, a prestar duas funções muito importante na Contabilidade Gerencial: a utilização dos saldos de custos para auxílio ao controle e para tomada de decisões.
No que diz respeito à função administrativa de controle, a função da Contabilidade de Custo é fornecer informações para o estabelecimento de padrões, orçamentos ou previsões e, a seguir, acompanhar o efetivamente acontecido com os valores previstos. Este tipo de custeamento é chamado de Custeio-Padrão, tem um papel muito importante no sentido de detectar ineficiências ou desperdícios nas atividades produtivas.
1. Conceito de Contabilidade de Custos ou Contabilidade Industrial: é um ramo da
Contabilidade aplicado às empresas industriais.
2. Campo de Aplicação: O campo de aplicação da Contabilidade de Custos abrange o
Patrimônio das empresas industriais.
3. Empresa Industrial: é aquela cuja atividade característica se concentra na transformação de matéria-prima em produtos.
4. Indústria de Transformação: a transformação das matérias-primas pode ocorrer por processo mecânico, térmico ou químico. Ex: Indústria de móveis de madeira, indústria siderúrgica e indústria petrolífera.
5. Indústria de Beneficiamento: a atividade industrial de beneficiamento é a operação que visa modificar, aperfeiçoar e até mesmo dar uma melhor aparência ao produto sem que haja transformação. Ex: Indústria de beneficiamento de arroz.
6. Indústria de Montagem de Peças: o produto final desse tipo de indústria resulta da montagem de peças produzidas normalmente pelas indústrias de transformação. Ex: Indústria
Automobilística.
7. Indústria de Restauração ou recondicionamento: são aquelas cuja atividade se concentre na recuperação de produtos usados ou mesmo deteriorados. Ex: