materiais aplicados na engenharia de telecomunicação
Materiais Aplicados na Engenharia de Telecomunicação
Prof: Humberto Xavier Araujo
UFSJ- Universidade Federal de São João Del Rei- CAP
Aluno: William Cristian Rocha
INTRODUÇÃO
A Engenharia de Telecomunicações constitui um ramo da engenharia elétrica que contempla o projeto, a implantação e a manutenção dos sistemas de comunicações.
Os meios de telecomunicações evoluíram muito com os anos graças a descoberta de novos materiais que permitiram a modernização desses meios.
Desde o cobre, até os semicondutores, a fibra óptica, e muitos outros elementos, são essenciais nas telecomunicações; internet, rádio, telefone, televisão, esses que são meios bem convencionais de telecomunicações, estão cada dia a evoluir graças a essas descobertas científicas.
Em um sistema de telecomunicações , as informações do emissor são temporariamente convertidas em sinais elétricos (tensões elétricas que variam com o tempo), para que possam trafegar pelo sistema até que cheguem ao destino, onde são novamente convertidas em informações inteligíveis pelo destinatário. Esses sinais elétricos são denominados sinais elétricos da informação. Tais sinais podem ser analógicos ou digitais.
Os sinais analógicos são aqueles gerados por dispositivos transdutores, ou seja, dispositivos elétricos capazes de converter um tipo de energia em outro. Portanto, os transdutores podem ser utilizados para converter informações em sinais analógicos e vice-versa.
Os sinais digitais são aqueles gerados por dispositivos da eletrônica digital, como é o caso dos circuitos integrados: chips, microprocessadores etc. Dada a sua natureza, os sinais digitais são pulsos elétricos binários,ou seja, bits 0 ou 1, em que “zero” significa “ausência de tensão elétrica” e “um” significa “presença de tensão elétrica”.
Cabeamento de cobre:
Existem várias maneiras de se utilizar fios de cobre para a transmissão de energia e dados.
Cabeamento por par traçado (Twisted pair): é um tipo de