Matemática e a Natureza
Introdução A matemática e a vida necessitam uma da outra, a divisão exata das células e o número específico de cromossomos em cada uma delas é uma das formas de ligar essas duas ciências. Quando se aplica a matemática na natureza tem-se uma forma de verificá-la melhor como, por exemplo, as flores e Fibonacci, neste intuito muitos matemáticos do mundo inteiro procuram uma maneira de representar os fatos e fenômenos da natureza através das exatas.
No trabalho a ser apresentado, mostra-se que a matemática está presente em todos os domínios científicos, demonstrando a sua unidade no funcionamento da natureza, desde os caracóis aos girassóis, por exemplo.
O movimento das Feiras de Matemática possibilita que este trabalho seja compartilhando com demais professores, enquanto metodologia de ensino como exemplificação de onde serão usados conteúdos que envolvem esse tema, como: frações, razão e proporção, sequências e polígonos, aos demais alunos expositores. Segundo a MPT2013 (Matemática do Planeta Terra)a Natureza está em contínua transformação, tudo tem uma razão e um sentido. É como se a Natureza fosse uma jogadora exímia de um jogo complexo com regras escondidas. O rio, a borboleta e a sequoia refletem estas regras. Nós, claro, queremos encontrá-las, e sabemos que são escritas na linguagem própria da Matemática. A beleza que vemos na Natureza não é mais do que a beleza da Matemática, podemos verificar com algumas imagens:
Essas imagens fazem parte da teoria de Fibonacci: “Esta sequência, na qual cada número é a soma dos dois números anteriores, revelou-se extremamente útil e aparece em muitas áreas diferentes da matemática e das ciências”(BiographyofFibonacci 1170).
Justificativa De modo geral alguns alunos não se identificam com a matemática, acreditando que ela é apenas resultado de procedimentos mecânicos, e por vezes a considera inútil em seus procedimentos cotidianos e futuros. Esta aversão à matemática acaba