Matemática Poliedros
Prisma
Pirâmide
Cilindro
Cone
Definição: Poliedro é um sólido geométrico cuja superfície é composta por um número finito de faces, cujos vértices são formados por três ou mais arestas em três dimensões em que cada uma das faces é um polígono.
Definição: Um prisma é todo poliedro formado por uma face superior e uma face inferior paralelas e congruentes ligadas por arestas. As laterais de um prisma são quadriláteros ou paralelogramos. A nomenclatura dos prismas é dada de acordo com a forma das bases. Assim, se temos pentágonos nas bases, teremos um prisma pentagonal.
Definição: Uma pirâmide é todo poliedro formado por uma face inferior e um vértice que une todas as faces laterais. O número de faces laterais de uma pirâmide corresponde ao número de lados do polígono da base. Como exemplos das pirâmides da geometria espacial no dia-a-dia temos as pirâmides do Egito, uma das sete maravilhas do mundo antigo.
Definição: um cilindro é o objeto tridimensional gerado pela superfície de revolução de um retângulo em torno de um de seus lados. De maneira mais prática, o cilindro é um corpo alongado e de aspecto redondo, com o mesmo diâmetro ao longo de todo o comprimento.
Definição: Um cone é um sólido geométrico formado por todos os segmentos de reta que têm uma extremidade em um ponto V (vértice) em comum e a outra extremidade em um ponto qualquer de uma mesma região plana R (delimitada por uma curva suave, a base).
Elementos: Os seus elementos são as faces, as arestas e os vértices.
Elementos: Os seus elementos são as faces laterais, as arestas da base, arestas laterais e altura.
Elementos: Base, Vértice, Altura, Faces laterais, Arestas Laterais Apótema, Superfície Lateral e Aresta da base.
Elementos: O cilindro é composto por duas bases, com a forma circular de raio (r), altura (h) e geratriz (medida da lateral do cilindro).
Elementos:
g: geratriz do cone h: altura do cone r: raio da base v: vértice
Classificação: Se classificam em