Matematica na ed.fisica
Muitas pessoas nem imaginam o quanto de matemática existem nos jogos de futebol. Ela está presente na elaboração das tabelas de jogos, na geometria do campo e nas diversas estatísticas, que permitem avaliar o desempenho de cada time - média de gols, número de passes errados ou certos etc-. Sem perceber, os jogadores fazem cálculos mentais para estimar a distância em que está o companheiro e a força que precisa ter o chute para a bola alcançá-lo.Os técnicos, por sua vez, definem táticas em que estabelecem áreas no gramado para cada membro do time atacar ou defender. Enfim, há inúmeras possibilidades de aproveitamento dos jogos.
O campo de futebol deve ser retangular não devendo seu comprimento exceder a 110m, nem ser inferior a 100m; sua largura máxima será de 75m e a mínima de 64 metros.
Também podemos observar figuras geométricas nos diferentes esquemas táticos adotados pelos times. O esquema tático 4-3-3 (4 zagueiros, 3 jogadores de meio de campo e 3 atacantes) é um esquema muito ofensivo que os treinadores usam quando estão em desvantagem no placar ou precisam reverter algum resultado desfavorável. Esse esquema foi muito utilizado no passado, quando a prioridade era jogar um futebol bonito chamado futebol arte. Nesse esquema, podem ser observadas figuras geométricas como: triângulos eqüiláteros, triângulos isósceles, trapézios, hexágonos e retângulos, conforme a imagem 2.
A rapidez da bola
Depois de cabeceada, a bola pode se deslocar a uma velocidade de até 60 quilômetros por hora. O gol mais rápido da história das copas foi marcado pela Turquia contra a Coréia do Sul, em 2002. O jogador Hakan Suzun fez a rede balançar aos 11 segundos do primeiro tempo. Um chute forte, de 90 quilômetros por hora, percorre os 11 metros entre a marca do pênalti e o goleiro em 440 milésimos de segundo.
As bolas de futebol
A bola de futebol pode ser vista como modelo de um Sólido Geométrico. É aí que entra a Matemática!