Matematica Moda, Mediana e Média Aritimética
A média aritmética é aquela que nos permite substituir os valores de uma lista de números por uma soma, sendo a mais simples que existe. É dada pela fórmula , a qual indica que dividimos a soma de todos os elementos da lista pelo seu número de elementos.
Exemplo: Uma empresa produziu 500, 200 e 200 unidades de determinado produto em Janeiro, Fevereiro e Março respectivamente. Qual foi a média de produção trimestral?
Resposta: Antes de sair calculando, devemos saber o que está sendo pedido. Neste caso, queremos uma média tal que, se a produção mensal da empresa fosse sempre igual a M, a produção trimestral seria a mesma. Pois bem, a produção trimestral foi de 500 + 200 + 200 = 900 unidades. Se em todos os meses a produção fosse igual a M, a média trimestral seria 3M, assim, 3M = 900, de onde vem que M = 900/3 = 300. Logo, a média procurada é a aritmética.
Moda
A moda (Mo) é o valor que mais se repete, ou seja, o valor mais provável a ser escolhido. É a única medida de dispersão que pode ter mais de um valor, podendo ser o conjunto amodal, monomodal, bimodal…
Exemplos:
O conjunto de dados 1, 2, 3, 4, 5 não possui moda porque nenhum de seus valores se repete. Neste caso, dizemos que ele é amodal. (Note que, neste caso, alguns autores consideram que todos os elementos do conjunto são a moda).
O conjunto de dados 2, 3, 4, 4, 4, 5, 5, 6 tem moda 4, pois esse valor repete-se três vezes. Ele é monomodal.
O conjunto de dados 1, 2, 2, 3, 4, 5, 5, 6 tem moda 2 e 5 pois ambos os valores se repetem duas vezes sendo ele, portanto, bimodal.
Mediana
A mediana (Me) é o valor que separa o conjunto em dois subconjuntos de mesmo tamanho.
Seja n o número de elementos do conjunto. Se n for ímpar, a posição da Mediana pode ser obtida através de (n + 1) /2. Se n for par, a mediana é a média dos dois valores centrais, cuja posição é calculada por [(n/2) + (n/2 + 1)] /2.
É de extrema importância perceber que, para se calcular corretamente o valor da