Resumo Roma
Localização: Capital da Itália, fundada há quase três mil anos, segundo a lenda em 753 a.C. Ela conquistou a Península Itálica e muitas outras terras como quando Roma estava no auge do seu Império ela se estendia da Grã-Bretanha ao rio Eufrates, do Mar do Norte ao Egito.
Para poder ter acesso ao mundo romano antigo os arqueólogos fizeram uso de algumas fontes como: documentos escritos, objetos, pinturas, esculturas, edifícios, moedas, entre outros. Herdamos muitas obras, que chegaram até nós graças à transcrição feita por religiosos da Idade Média, desde comédias, tratados de filosofia, discursos, poesias e história, porém, as obras latinas se limitam a uma parcela pequena do original, pois, muitos dos livros antigos não nos alcançaram. Acontece que muitas obras foram perdidas pelo fato que a igreja considerava as impróprias e muitas então desapareceram no decorrer dos séculos. Livros, cartas e documentos burocráticos eram inscritos em materiais perecíveis, como o papiro e a madeira, mas, o que surpreendia que fosse comum o uso de inscrições nas paredes de até grandes edifícios públicos que hoje conhecemos por “grafite” e através dessas inscrições poderá ter acesso a todos os aspectos da vida Romana.
Os romanos tinham costume de construir grandes estradas que se estendia por toda a Itália, interligando todos os pontos de intuito para prevenir revoltas e permitia o deslocamento rápido de tropas.
O português foi herdado dos romanos.
Origem: Como de praxe, os romanos também eram interligados a mitos para poder dar sentido e ter respostas imediatas, como os mitos de origens o mais popular era a do Romulo e Remo. Eles consideravam importante ter relação com os Deuses, pois para os romanos legitimava o poder sobre outros povos e servia como exaltar suas qualidades. Não se sabe ao certo os detalhes de origem da civilização Romana, uma das hipóteses é que teria sido fundada na região do Latium por chefes etruscos.
República: Sua sociedade era dividida em