ATPS ESTAT STICA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ATPS – ESTATÍSTICA
Edelvan Araújo da Silva RA 6576306712 Silvano Souza Santos RA 6788428553 Tatiana Alessandra Lopes Araújo RA 6576306770 Valdecir Gregio RA 7168406924 Vanilda Santos Sousa RA 6785396515
Professora de ensino à distância: Renata M.G. Dalpiaz
Tutor Presencial: Zuleica I.R.Berretta
São Paulo
09/2014
Conceitos específicos da estatística
Diariamente estamos diante de uma estatística, ou seja de coleta de dados de uma determinada situação, pode-se citar como exemplo: quantas pessoas no brasil estão desempregadas. Essa coleta de dados consistem em informações que vêm de observações, contagem, medição ou respostas.
Na verdade a palavra estatística é derivada da palavra latina status, que significa estado. Então podemos definir estatística como a ciência que coleta, organiza, analisa de interpreta dados para a tomada de decisão.
Há dois tipos de conjunto de dados usado na estatística, eles são chamados de população e amostra. Uma população é uma coleta de todos os resultados, respostas, medições e contagens que são de interesse. Uma amostra é um subgrupo de uma população.
Existem também: o parâmetro que é a descrição numérica de uma característica populacional e a estatística que é a descrição numérica de uma característica amostral.
O ramo da estatística tem duas ramificações consideráveis: estatística descritiva e estatística inferencial. Onde a descritiva é o ramo da estatística que envolve a organização, o resumo e a representação de dados, a inferencial é o tramo da estatística que envolve p uso de uma amostra pra chegar a conclusões sobre uma população, uma ferramenta básica no estudo da estatística inferencial é a probabilidade.
Classificação de dados – níveis e mensuração
Quando realizamos