Metodos Quantitativos
Medidas de Tendência Central;
As medidas de tendencia central são ultilizadas numa amostra como forma de representar todos os valores de determinada amostra num único valor.A medida de tendencia central será um tipo de medida escolhida que irá representar uma concentração de medidas em torno do valor estipulado.
Existem três tipo de medida central mais ultilizados em amostras: a média aritimetica,a mediana e a moda.
Média aritmética: é o resultado da divisão da soma de todos os valores da amostra pela quantidade total de valores.Ou seja,a media aritmetica de uma amostra é um numero que,levando em conta o total de elementos da amostra,pode representar a todos sem alterar a soma total desses elementos.
Moda: é o valor que ocorre com mais frequência em determinada amostar.
Mediana: é o valor central da amostra,quando o x é um numero ímpar ele é o valor central das observações (exemplo:1,2,3,4,5, neste caso a mediana será o numero 3).Quando o x é um numero par a mediana será calculada pelos dois numeros centrais divididos por 2 (exemplo:1,2,3,4,5,6. Mediana = 3+4 dividido por 2,neste caso, a mediana é 3,5).
Medidas de Disperção;
Medida de dispersão é um conceito da matemática utilizado para um estudo descritivo de um conjunto de dados numéricos qualquer, que visa determinar a variabilidade (ou dispersão) dos dados em relação à medida de localização do centro da amostra em análise.
Tecnicas de Amostragem Probalistica;
A amostragem será probabilística quando cada elemento da população tem uma probabilidade conhecida e igual de ser selecionado. Caso contrário, a amostragem será não probabilística. Segundo essa definição, a amostragem probabilística implica um sorteio com regras bem determinadas, cuja realização só será possível se a população for finita e totalmente acessível.