Como Ler Bem Resumo de Uma Aula
Visão global ou leitura elementar: toma-se o livro ou texto, faz-se a leitura e a reflexão sobre o sumário, as “orelhas”, os subtítulos, a introdução, a conclusão e a lista de fontes de pesquisa. Este passo denomina-se inspeção.
Questionamento do que se lê: faz-se uma série de perguntas ao texto, que podem ser rascunhadas (a lápis) na margem (MEDEIROS, 2000); uma técnica é dar títulos, subtítulos, fazer grifos, interpretar itálicos etc.; transformam-se os títulos/subtítulos em perguntas, esboça-se, a seguir, respostas.
Tem-se a leitura analítica ( detalhada, que visa ao entendimento do texto).
Um outro momento pode ser a leitura comparativa, na qual o leitor vai comparando diversos textos entre si.
Estudo do vocabulário do texto: Um dicionário comum ajuda, mas é indispensável o uso de dicionário específico (Filosofia, Psicologia, Sociologia) para o bom entendimento de um texto (MEDEIROS, 2000). A expressão “papel social”, por exemplo, será encontrada em um dicionário especializado. Ao se consultar um dicionário de Sociologia, as informações ficarão claras: na sociedade, espera-se que as pessoas desempenhem um determinado comportamento. É o seu papel social.
Realização de um levantamento de termos (MEDEIROS, 2000); anotação das palavras não compreendidas em uma folha, à medida que se lê, sem parar a leitura, pelo menos, até o item seguinte.
Ao se fazer a pausa, deve-se verificar se é realmente necessária a consulta de todos os termos anotados. Alguns deles podem ter sido esclarecidos no contexto da própria leitura.
Na pesquisa de vocabulário, faz-se a procura de termos próximos ( para a “racionalidade”, podem ser procuradas “razão”, “objetividade” e “ciência”) da mesma família linguística (sociologia, sociedade e socialização) e pela origem etimológica (sociologia: do latim socius = sociedade e do grego