Matematica historia
Ensinar matemática tem sido tarefa difícil. Às dificuldades intrínsecas somam-se aos problemas causados por uma visão distorcida da matéria, estabelecida desde os primeiros contatos. Um desses problemas é exatamente a descontextualização, o que leva os professores a se defrontarem com perguntas do tipo: “Quem inventou isso não tinha nada para fazer.”;” Para que estudar isso?”. É justamente pelo fato do estudo da matemática ter se tornado uma chatice, uma mesmice, decoreba que nossos alunos jovens e adolescentes não se sentem motivados a aprendê-la e a estudá-la.
Que pensar do primeiro contato de um aluno com o Teorema de Pitágoras sob a seguinte forma :
“ Num triângulo retângulo , o quadrado da medida da hipotenusa é igual à soma dos quadrados das medidas dos catetos.” Todo o capítulo sobre o teorema de Pitágoras tem esse mesmo enfoque. E onde Pitágoras está em tudo isso? Que atração pode exercer sobre um estudante uma tal apresentação? Onde está a problematização? Para que pode servir esse teorema? Não podemos nos espantar se ouvirmos reflexões do tipo: "Melhor seria se Pitágoras não tivesse existido!..."
Os conhecimentos em história da matemática permitem compreender melhor como chegamos aos conhecimentos atuais, porque se ensina este ou