Matematica discreta
Profa. Vanina C. Sigrist
Coerência e Coesão Textuais
1. Um texto não é apenas a soma de frases isoladas; 2. Um texto precisa criar relações de sentido entre os seus enunciados, por exemplo, de adição, consequência ou contraste; 3. É a coesão do texto que garante essas relações, servindo de estrutura; 4. Mecanismos de coesão: a. Referência: “Paulo e José são excelentes advogados. Eles se formaram na Academia do Largo de São Francisco”. b. Substituição: “Pedro comprou um carro novo e José também”. c. Elipse: “- Paulo vai conosco? – Vai.” d. Conjunção: “Após o violento tumulto, houve paz”. e. Repetição ou uso de sinônimos: “Uma menininha correu ao meu encontro. A garota parecia assustada”.
Leitura:
Dona de uma luminosidade fantástica em seus 240 quilômetros quadrados, a ilha de Itaparica elegeu a liberdade como padrão e fez da aventura uma experiência que não tem hora para começar. Ali tudo flui espontaneamente, desde que o sol nasce, anunciando mais um dia, até a noite chegar, com o luar refletindo no mar e as luzes de Salvador como pano de fundo. De resto, a ilha funciona como um quebra-mar que protege todo o interior da Baía de Todos os Santos. É a maior de todas as 54 da região. Ela abriga o único candomblé do mundo consagrado aos eguns, nome atribuído aos espíritos dos mortos.
(Kátia Simões, Shopping News, Caderno de Turismo, p.10, 12/03/89)
Principais recursos coesivos: pronomes (este, esse, aquele, tal, meu, seu, algum, todo, cujo, ele, ela, isto, aquilo, nenhum, que), advérbios (lá, ali, aí, onde, aqui, a seguir, acima)
Leitura:
Todo jornalismo é político, no sentido amplo da palavra. Se política é a ciência dos fenômenos relacionados com o Estado, e se o Estado é a nação politicamente organizada, quando um repórter escreve sobre qualquer fato ocorrido no país, mesmo sobre um assassinato no morro da Mangueira, está fazendo jornalismo político.