Exercício dos capítulos 1 ao 8 formação econômica brasileira
1) O início da ocupação econômica do território brasileiro foi uma consequência da pressão política exercida sobre Portugal e Espanha pelas demais nações europeias. Diante disso, quais foram às medidas tomadas por Portugal e Espanha a fim de dificultar essas invasões?
2) Por que a exploração das terras americanas, no século XVI, parecia ser completamente inviável?
3) Quais os fatores de êxito da empresa agrícolas no Brasil?
4) Admite-se que um dos fatores de êxito da empresa colonizadora agrícola portuguesa tenha sido a própria decadência da economia espanhola. Sendo assim, de que forma a Espanha poderia eliminar o monopólio português no mercado de açúcar e por que isso não aconteceu?
5) “O principal acontecimento da história americana no século XVII foi, para o Brasil, o surgimento de uma poderosa economia concorrente no mercado dos produtos tropicais”? Aponte as principais características dessa economia e sua influência sobre as colônias do norte?
6) Por que a ideia inicial de colonização das Antilhas não cogitava a produção em torno do mercado de açúcar?
7) Por que a expulsão dos holandeses da região Nordeste do Brasil acelerou o processo de transformações da economia antilhana?
8) Quais foram as principais consequências da penetração do açúcar nas Antilhas?
9) “Com a decadência da economia açucareira, Portugal não dispunha de recursos para defender o que lhe sobrara das colônias. E para sobreviver como Metrópole colonial deveria ligar o seu destino a uma grande potência”. Explique como se deu essa situação de semidependência de Portugal com a Inglaterra.
10) “A indústria açucareira era suficientemente rentável para autofinanciar uma duplicação de sua capacidade produtiva a cada dois anos”. Por que isto não aconteceu?
Obs.: Esse I Exercício irá substituir o 2º resumo como combinamos. E servirá de base para vocês estudarem melhor para a prova. Outra coisa, vocês não precisam me entregar em folha