Mobilidade social
1
RAÇA E MOBILIDADE SOCIAL
Indivíduo pode se sentir diferente, pode se sentir pequeno pode até mesmo se sentir invisível. Isso quando ele ou ela está sozinho, mais quando esse indivíduo junta a outros e busca seus direitos ele poderá derrubar até governos.
O
1
ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL
O termo estratificação social identifica um tipo de estrutura social que dispõe o indivíduo, com suas posições e seus papéis sociais, em diferentes camadas ou estratos da sociedade: generalizando - classe alta (classe A), classe média (classe B), classe baixa (classe C). Esses estratos correspondem a graus diferentes de poder, riqueza e prestígio.
Todos os aspectos de uma sociedade - econômico, político, social e cultural- estão interligados. Assim, os vários tipos de estratificação não podem ser entendidos separadamente. Mas, para fins didáticos, vamos começar classificando-os.
5
QUESTÕES SOCIAIS DO BRASIL CONTEMPORÂNEO – 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
1.1 – Principais tipos de estratificação social
Estratificação econômica. Baseia-se na posse de bens materiais, fazendo com que haja pessoas ricas, pobres e em situação intermediária.
Estratificação política. Baseia-se na situação de mando na sociedade (grupos que têm poder e grupos que não têm).
Estratificação profissional. Baseia-se nos diferentes graus de importância atribuídos a cada profissional pela sociedade. Por exemplo, em nossa sociedade valorizamos muito mais a profissão de médico do que a de pedreiro.
É importante lembrar que os aspectos econômicos, político, social e cultural de uma sociedade geralmente estão interligados e que, assim, os vários tipos de estratificação não podem ser entendidos separadamente. Por exemplo, as pessoas que ocupam altas
6
RAÇA E MOBILIDADE SOCIAL – CAPÍTULO 1
posições econômicas em geral também têm poder e desempenham funções valorizadas socialmente.
O aspecto econômico tem sido mais determinante que os outros na caracterização da