Mobilidade Social
A mudança da posição de um indivíduo no meio social, elevação ou regresso, chama-se mobilidade social.
Em sociedades com culturas diferenciadas, as pessoas desta, muitas vezes estão determinadas a uma condição social desde o seu nascimento até sua morte.
Percebe-se o surgimento da mobilidade social no Brasil desde o século XX, com o início do processo de industrialização, e desde 1930, esse movimento econômico veio acompanhado de uma grande mudança social, o que permitiu que a maior parte da população melhorasse suas condições de vida.
2 MOBILIDADE SOCIAL
A mobilidade social é uma mudança de posição social de um indivíduo ou de um grupo dentro da sociedade.
Segundo Allan (1997) mobilidade social é a circulação de indivíduos ou de pequenos grupos no decorrer das escalas da estratificação ou do movimento de progressão ou retrocesso na sociedade.
Poder aquisitivo, nível de educação, padrão de qualidade de vida e ocupação, são exemplos de situações analisadas na mobilidade.
2.1 SUPOSTO DA MOBILIDADE SOCIAL
Para o estudo da mobilidade social, observa-se o indivíduo ou grupo e sua mudança de posição que se desloca (sobre ou desce) de uma camada social para outra.
2.2 SOCIEDADES COM MOBILIDADE NULA OU AUSENTE
Em algumas sociedades a mobilidade social é nula, ausente ou ainda inexistente. São consideradas sociedades estratificadas, pois a posição social do indivíduo é única em toda a sua existência. Na índia, por exemplo, o sistema de castas não apresenta nenhuma possibilidade de mudança social, pois sua posição na sociedade é determinada por sua ascendência.
2.3 TIPOLOGIA
2.3.1 Mobilidade Intrageracional
Resume-se na mudança de posição social de um indivíduo, ao longo do seu ciclo de vida, ou seja, observa-se as posições ocupacionais anteriores até a posição ocupacional presente.
2.3.2 Mobilidade Intergeracional