Matem tica
Relação professor aluno no ensino da matemática
Hoje o índice de evasão escolar é muito alto devido a vários fatores é um deles é a matemática, muitos alunos deixam de estudar porque encaram a matemática como vilã.
Para que isso não ocorra cabe ao professor apresentar a matéria de forma convidativa que estimule o aluno aprender. O professor é o protagonista do sucesso do aluno cabe a ele usar a metodologia adequada saindo do rotineiro quadro e giz ensinando de maneira lúdica ele deve ter autonomia sobre o que ensina, não dá para ensinar o que não sabe , não basta encher o aluno de informações e sim ensina-lo
Deve levar em conta a relação aluno professor, sala de aula não é um ambiente frio deve haver carinho proximidade entre o aluno e o professor. O professor deve conhecer seu aluno, não basta educa-lo deve entendê-lo, falar com ele.
O professor deve trabalhar o lúdico pensando no desenvolvimento motor, cognitivo, físico do aluno Sempre focar o ensino nos Três desenvolvimentos matemáticos :
Aritmético ate o final do ensino fundamental I
Geométrico ate o final do ensino fundamental I
Algébrico
+-/X
(X+1)(Y-2)
Princípios de aprendizagem
Deve usar o principio de aprendizagem que melhor adequado para a sala, não necessariamente será usado todos. Praticas que são usadas em sala e que funcionam quando não funcionam deve muda-las.
Principio de aprendizagem do paradigma condutal – usado pelos orientais –REPETIR O
QUE APRENDE, usado em sala, mas não pode ser somente ele, repetir o que é motivador. Usado por exemplo para tabuadas, é falho.
Principio de aprendizagem geral de Burton- ensinar conforme a maturidade e experiência do aluno não podem ensinar sem antes saber que o aluno esta preparado para aprender.
Afirma que o aluno aprende melhor próximo dos pais.
Principio geral de Heredia ancona- reforço favorece a aprendizagem, Reforço é diferente de repetição, dar tarefa , voltar em alguns conteúdos ensinados.
O reforço não é repetição