serviço social o meio ambiente
O serviço Social no Meio Ambiente é uma política setorial das políticas sociais, que tem se influenciado no cotidiano da nação brasileira e mundial, onde as pessoas mais afetadas são aquelas que mais necessitam de políticas públicas. Na qual o serviço social se encontra em seu processo de discussão contemporâneo, o envolvimento climático, que permite aos profissionais um espaço inovador e o pleno exercício da sua atuação profissional. Porém mediante todos os problemas enfrentados atualmente no meio ambiente, despertaram-se análises e possibilidades ás diversas áreas, dentre elas o serviço social, que intervém mediante a uma visão crítica e relativizadora, total da realidade, no processo de conformação sobre uma cultura ambiental em defesa da justiça social, igualdade e exercício pleno da cidadania.
A “questão ambiental” e “questão social”. Atualmente é percebível que os efeitos da crise climáticas em pleno desenvolvimento social, são puramente ignorados, na qual áreas de grandes porte sofreram com as crises resultante da ação humana ao meio ambiente, bem provocado pelo o desenvolvimento tecnológico e industrial da sociedade capitalista, onde defronte as estas questões é necessário que o estado juntamente com os conselhos deliberativos, consultivos, possam formular e criar políticas públicas que atendam os interesses e apoiem á população empobrecida.
Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo, e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Bem como sabemos que esta temática do meio ambiente no âmbito social é um assunto novo, de poucas referências, mas que torna um grande desafio em frente ao serviço social, na qual vale ressaltar que as mudanças climáticas