1 PARTE WORD
INTRODUÇÃO
A importância deste trabalho está em retratar a situação do conflito árabe-israelense no Oriente Médio na atualidade, falando-se à respeito de sua origem até o seu apogeu.
DESENVOLVIMENTO
1. Hamas, Israel, Palestina, Gaza - Elementos principais dessa delicada disputa.
Israel é um Estado democrático criado em 1948 com a ajuda da Organização Sionista Mundial, e está localizado na parte antiga da Palestina. Possui por capital Jerusalém, a sede reconhecida pela comunidade internacional é Tel Aviv. Além disso é a única nação que contém muitos judeus no mundo e quase sempre está envolvida em disputas com seus vizinhos árabes.
Palestina por sua vez, era localizada na costa oriental do Mar Mediterrâneo sendo palco de disputas pontuais durante toda a história até o século XX, ligando a África a Ásia. Hoje, a palestina é um Estado sem território, pois em tentativa de harmonizar os confrontos entre judeus e árabes a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs a partilha do território palestino entre o Estado de Israel e o Estado Palestino mas a proposta não foi bem aceita pela Liga Árabe. Em 1948 a região foi dividida em três partes: Israel (Jerusalém Oriental), - Faixa de Gaza e Cisjordânia - como territórios palestinos. Atualmente Israel é quem controla os acessos aos territórios palestinos, inclusive foi feito um projeto que começou a ser executado em 2002, de criação de um muro na Cisjordânia, tendo como objetivo sendo a defesa contra ataques terroristas palestinos. Sendo alvo de muitas críticas, como: invasão de propriedades particulares da população palestina; cidadãos palestinos que residem em Israel serão prejudicados com a contrução, pois dependem de moradia e empregos, que estarão do outro lado do muro. ampliar o território israelense para a formação e amplianção de colônias judaicas na região da Cisjordânia, porém o governo de Israel negou essas acusações.
Jerusalém é uma das cidades mais antigas do mundo (IV milênio a.C.), Jerusalém é a