SERVIÇO SOCIAL E MEIO AMBIENTE
PROBLEMA: Qual a contribuição político pedagógica do Assistente Social frente à questão socioambiental?
HÍPOTESE: A atuação do Assistente Social na área de meio ambiente tende a acontecer com maior ênfase na Gestão de Projetos Sociais.
OBJETIVO GERAL: Abordar a inserção do Assistente Social na área de meio ambiente e responsabilidade social, assim como, as nuances que pautam o trabalho deste profissional de maneira crítica e reflexiva.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Compreender a questão socioambiental e os impactos posteriores ao processo de industrialização que modificam o entendimento sobre o meio ambiente.
Contextualizar a inserção do Serviço Social na área de meio ambiente e responsabilidade social, especificamente, no Brasil.
Abordar a atuação político pedagógica do Assistente Social em diferentes espaços socioambientais.
JUSTIFICATIVA
O processo de degradação ambiental vem causando, ao longo dos anos, impactos profundos, afetando a da qualidade de vida da população, o espaço de convívio desta com o meio ambiente, inclusive, proporcionando incertezas quanto às condições do planeta em relação às gerações futuras. É dentro de toda essa lógica que a atuação do Serviço Social se coloca como político pedagógica podendo o Assistente Social atuar a partir de várias perspectivas seja no âmbito das políticas públicas, no setor privado (principalmente com Gestão de responsabilidade social) em organizações não governamentais, como educador social, dentre outros. A falta de um volume bibliográfico significativo voltado para essa temática tal como o desconhecimento da própria “categoria” acerca da atuação do Assistente Social neste campo vem demandando ações propositivas capazes de mediar a relação entre o homem e a natureza, produtor e meios de produção, sendo esta uma motivação em empreender pesquisas relacionadas à