mamiferos
Com cerca de 4.600 exemplares dessa espécie, os mamíferos ocupam todos os ambientes terrestres. Apesar da grande variedade os mamíferos têm muitas características em comum:
Presença de glândulas mamaria, sebáceas e sudoríparas. Por meio das glândulas mamarias, as fêmeas fornecem o alimento ao seu filhote. As glândulas sebáceas produzem um tipo de secreção oleosa que lubrifica e impermeabiliza a pele e os pelos. E as sudoríferas produzem suor.
Corpo total ou parcialmente coberto por pelos.
Presença do diafragma que ajuda no mecanismo respiratório
Hemácias anucleadas
Possuem dentes, na primeira parte da vida dentes de leite e na segunda parte dentes permanentes. Com exceção do tamanduá e da baleia que não possuem dentes.
A pele dos mamíferos tem duas camadas: a derme e a epiderme. Abaixo da derme encontra-se a hipoderme (camada rica em tecido adiposo, gordura.) que atua como isolante térmico. A epiderme pode apresentar anexos como, por exemplo, pelos, glândulas,cascos,garras, unhas,entre outros.
Sistema digestórioà
Completo, termina em anus, tirando nos monotremados que tem uma cloaca. Os representantes se alimentam de vegetais (herbívoros),animais (carnívoros) ou dos dois (onívoros). Os mamíferos ruminantes possuem estomago dividido em quatro cavidades: rúmem,reticulo,omasso,abomaso. Representantes: boi, bisão, búfalo,veado,girafa,camelo,entre outros.
Esses animais, apenas cortam e engolem vegetais praticamente sem mastigar. Esse alimento chega ate rúmem, pelo esôfago, primeira câmara estomacal que funciona como armazenadora, onde ocorre a fermentação da celulose. Depois o alimento passa para a segunda câmara, o reticulo, onde sofre a compactação em massas mais especificas que voltam para a boca e ai só então são mastigados demoradamente. Então o alimento depois de mastigado é engolido pela segunda vez, indo diretamente para o omasso onde tem a absorção de água. O alimento segue então para o abomaso, onde são secretadas enzimas que digerem proteínas.