MASSAS
Composição básica
Têm como componentes essenciais a farinha e a água.
As transformações nas massas dependerão dos seus componentes e acontecem em 3 fases: 1.
2.
3.
Fase – tratamento mecânico a frio dos ingredientes
objetiva homogeneizar a mistura; formação de proteínas e água; solubilização de açúcares e crescimento a frio (para aumento de volume);
Fase – transformações devidas ao calor durante o seu cozimento, desnaturação das proteínas, geleificação parcial ou total do amido, crescimento da massa , reação de Maillard e caramelização;
Fase – após o cozimento inicio do envelhecimento.
Formação do Glúten
As qualidades para assar da farinha de trigo são superiores as farinhas de qualquer outro cereal, pq seu glutén é a estrutura básica para a produção de pães e outros produtos assados. Há duas proteínas principais nos grânulos de amido da farinha de trigo gliadina e glutenina, essas 2 proteínas se combinam com a água formando um complexo conhecido como glúten.
Para sua formação as moléculas destas proteínas estendem-se lado a lado, rodeadas por um pouco de água; uma vez estas proteínas estendendo-se começam a interagir formando novas ligações entre elas.
O glúten é um sistema complexo de rede com moléculas interagindo mutuamente, rede esta elástica e muito resistente.
Sua formação é imprescindível no preparo de pães e bolos.
Bom pão – sovar para formar o glutén;
Massa pode ser considerada uma matriz viscoelástica e hidratada de proteína do glúten , grânulos de amido inchados, ar e gases da fermentação.
Fermentação
Quebra do açúcar pelo fermento, em dióxido de carbono e álcool. É um processo natural e espontâneo em decorrência da ação dos levedos sobre a farinha.
O fermento biológico serve para formar a massa leve criando alvéolos.
A produção de gás cessa ou por exaustão do substrato ou por morte dos microrganismos no cozimento da massa
Crescimento de massas
Crescimento é o estágio em que o
fermento